Hidratação, reconstrução ou nutrição?
O assunto ‘cronograma capilar’ nunca esteve tão em alta e os dados do Google Trends confirmam que o interesse da população pelo assunto segue crescendo durante todo o ano. As informações são muitas - e nem sempre tão claras e precisas. Por isso, convidamos a cabeleireira e nossa Embaixadora, Marília Tambasco, para explicar as 3 principais etapas dos cronogramas e trazer dicas para que você possa identificar o passo a passo ideal para cuidar dos seus fios.
O que é o cronograma capilar?
“O cronograma capilar é o passo a passo para o tratamento ideal para os fios, visando a saúde do cabelo e do couro cabeludo”, explica Marília. Cada tipo de cabelo vai demandar uma sequência, que varia conforme o nível de porosidade dos fios, histórico de procedimentos químicos e queixas do dia a dia - como queda, quebra, frizz, entre outros.
Ele é dividido em três etapas principais: hidratação, nutrição e reconstrução. Cada uma delas tem objetivos específicos, que a nossa Embaixadora explica detalhadamente:
- Hidratação: Foca em repor a umidade dos fios. É ideal para cabelos secos e ressecados. Essa etapa pede produtos que contenham ingredientes como a glicerina e o pantenol, já conhecidos do skincare e que nos fios também possuem benefícios. A hidratação é fundamental para todos os tipos de cabelo, mas precisa ser reforçada principalmente nos casos abaixo:
Ressecamento: Se seus fios estão ásperos ao toque ou parecem sem vida.
Falta de brilho: Cabelos opacos e sem luminosidade indicam que podem estar desidratados.
Frizz: Cabelos com frizz excessivo podem estar perdendo umidade.
Dificuldade para pentear: Se você está tendo dificuldades para desembaraçar os fios, isso pode ser um sinal de ressecamento.
Com fórmula suave e rica em glicerina, a linha Keune Care Derma Sensitive é uma excelente opção de hidratação para o dia a dia.
- Nutrição: Tem como objetivo repor os lipídios, essenciais para manter a maciez e o brilho. Essa etapa é indicada para cabelos que estão opacos e sem vida. Usar ferramentas térmicas sem proteção, exposição excessiva ao sol, químicas e até mesmo a alimentação podem contribuir para que o cabelo perca esses nutrientes e precise de reposição. Os principais sinais de que seu cabelo precisa de nutrição são:
Cabelos secos: Fios que se sentem ressecados, mesmo após a lavagem, podem indicar falta de nutrição.
Dificuldade em manter a forma: Se seu cabelo não está retendo a forma de cachos ou ondas, isso pode ser sinal de que precisa de mais gordura.
Cabelo volumoso e sem controle: Um volume excessivo e difícil de domar pode ser resultado da falta de nutrição.
Para nutrir os fios, é necessário investir principalmente em produtos com fórmulas ricas em óleos, como a linha Keune Care Satin Oil, que conta com óleos especiais de monoi, baobá e maracujá. Um óleo de tratamento, como o Satin Oil Treatment, vai otimizar o processo e ajudar a recuperar a saúde dos fios em menos tempo.
- Reconstrução: Etapa que visa recuperar cabelos mais danificados, geralmente após processos químicos e que apresentam quebra ou elasticidade. Os principais sinais de que um cabelo precisa de reconstrução são:
Quebra excessiva: Se os fios estão quebrando facilmente ou você encontra muitos cabelos no pente ou escova.
Fios finos e ralos: Cabelos que parecem frágeis ou muito finos podem indicar a necessidade de reposição de proteínas.
Pontas duplas: A presença de muitas pontas duplas é um sinal de danos nas extremidades.
Textura áspera: Se o cabelo está com uma textura muito áspera e sem elasticidade, pode precisar de uma reconstrução.
Cabelos danificados por química: Se você fez processos químicos, como coloração, alisamento ou descoloração, é importante incluir a reconstrução na sua rotina.
Para a etapa de reconstrução, a linha Keune Care conta com 3 opções que vão atuar na restauração dos fios danificados: Keratin Smooth, rica em queratinas e indicadas para cabelos de espessura fina e média; Vital Nutrition, indicada para cabelos de espessura grossa; e Blonde Savior, um verdadeiro SOS para cabelos extremamente danificados.
“A frequência de cada etapa varia conforme a necessidade do cabelo e deve ser ajustada conforme os resultados observados. É fundamental o olhar de um profissional para orientar nessa rotina”, reforça a cabeleireira. Em cabelos mais sensibilizados, é comum que a indicação de cuidados inclua visitas mais constantes ao salão de beleza e o revezamento das três etapas apresentadas acima.