Imagine Collection: a primeira coleção de cabelos desenvolvida com o apoio da inteligência artificial
Quando você escuta a expressão ‘inteligência artificial’, o que vem a sua mente? Provavelmente você pense primeiramente na produção de vídeos, fotos e textos para redes sociais, não é mesmo? O que temos visto, porém, é que a IA veio para ficar e para conquistar muito espaço em nossas vidas, revolucionando diversos setores - e é claro que no segmento de beleza isso não seria diferente. Segundo a última pesquisa realizada pela InsightAce Analytic, o mercado global de Inteligência Artificial (IA) no segmento de Beleza e Cosméticos deve alcançar US$ 13,34 bilhões em 2030.
Ferramentas que otimizam o atendimento, conectando tendências e prevendo comportamentos de consumo, podem ser grandes aliadas dos salões de beleza. A IA pode recomendar cortes, cores e tratamentos com base nas preferências, necessidades e características de cada cliente, enriquecendo e personalizando os atendimentos. E esse enfoque na personalização será cada vez mais importante, como evidenciado por um estudo da Forrester, que revelou que 77% dos entrevistados estão dispostos a pagar mais por isso. Aqui, você cabeleireiro, tem uma grande oportunidade!
De olho nessas tendências e com uma grande paixão por inovação, orgulhosamente somos a primeira marca a apostar em uma coleção para cabelos desenvolvida inteiramente por IA. Intitulada de Imagine Collection, o projeto traz as próximas tendências em corte e coloração desenvolvidas a partir do uso de IA e apoiada por toda a expertise dos nossos embaixadores, Tiago Aprigio e Du Nunes.
“Anualmente apresentamos para outros profissionais nossas previsões para as próximas temporadas e, a partir de pesquisas, identificamos a forte intervenção da IA nos segmentos de maquiagem, skincare e cabelos. Com isso, indo muito além de uma campanha tradicional, decidimos criar a primeira coleção desenvolvida integralmente com a tecnologia”, comenta Tiago Aprigio.
“Com IA podemos avaliar e fazer recomendações precisas para nossos clientes, se adequando ao estilo e características de cada um. No universo capilar existe uma infinidade de possibilidades que podem ser exploradas, principalmente quando falamos em coloração, e a tecnologia pode ser uma facilitadora de caminhos. Isso ajuda a otimizar o tempo do profissional e também a aumentar a satisfação do cliente, que vai se sentir valorizado e compreendido”, complementa Du Nunes.
Além do olhar dos embaixadores, educadores e profissionais de marketing, nos unimos também à Inventos Digitais, empresa liderada por um dos principais especialistas da área, Miguel Lannes Fernandes. Utilizando ferramentas como Mid Journey, Claude e Runway, o time gerou imagens e vídeos hiper-realistas, além de textos e locuções que também foram produzidos por recursos de Inteligência Artificial.
Para chegar ao resultado final de 10 modelos, foram produzidas 600 imagens durante oito meses de um trabalho que foi conduzido de forma virtual, já que os profissionais envolvidos estavam espalhados não só pelo Brasil, mas também Estados Unidos e Portugal. Veja o resultado:
Mas é claro que essa novidade não ficou restrita às telas: os cabelos foram trazidos para o mundo real e oficialmente apresentados no nosso último evento, o Keune Secrets. Confira algumas fotos: