Descubra os principais benefícios da queratina para os cabelos

Você sabe exatamente o que o “contém queratina” significa? A gente te conta!
31 October, 2022
Descubra os principais benefícios da queratina para os cabelos

É comum encontrá-la nos rótulos dos produtos para cabelos. Mas você sabe exatamente o que o “contém queratina” significa? Hoje vamos falar sobre esse componente poderoso que é naturalmente produzido pelo nosso organismo e corresponde a 90% da estrutura de um fio. 

Continue a leitura para conhecer os benefícios da queratina para os cabelos e entender por que essa substância é essencial para ter um cabelo saudável.

 

O que é queratina

Constituída por uma série de aminoácidos, a queratina é uma proteína que tem por função fortalecer algumas estruturas do nosso corpo, como unhas e cabelos. Como mencionado anteriormente, nós produzimos naturalmente essa substância. 

No entanto, uma combinação de fatores externos, como exposição exagerada ao sol, maus hábitos alimentares e uso excessivo de ferramentas térmicas, faz com que boa parte da queratina no cabelo se perca diariamente. 

Por isso, é essencial incluir na sua rotina de cuidados com os cabelos alguns produtos com queratina. Só assim é possível repor a queratina que inevitavelmente perdemos no dia a dia.

 

Já deu para ver que a perda ou diminuição desse nutriente está diretamente relacionada à saúde dos fios. O que, por si só, já explica os benefícios da queratina para o cabelo e justifica sua importância. Mas não é só isso. Tem muito mais a ser observado. E antes de entrarmos nesse assunto, é preciso saber como identificar e porque a queratina é importante para os cabelos. Vamos lá?

 

Como identificar a queratina no cabelo

O primeiro passo para entender os benefícios da queratina para o cabelo é compreender a anatomia da fibra capilar. Nesse sentido, podemos dizer que, basicamente, o fio de cabelo é constituído por três partes: cutícula, córtex e medula, sendo a primeira a camada mais externa e a última, mais profunda. 

A queratina está presente em praticamente todo o cabelo, mas ainda em maior concentração no córtex. 

Cutícula é a parte do fio que conseguimos ver e tocar. Nessa lógica, quando realizamos um procedimento químico no cabelo, como coloração ou descoloração, a cutícula é a primeira a ser atingida. Afinal, é por essa camada que o produto “entra” e penetra no fio - daí a expressão “abrir/fechar as cutículas”.

Ao mesmo tempo, por estar mais exposta, a cutícula é a primeira a sofrer os efeitos causados por esses procedimentos. E entre as consequências mais conhecidas, estão: o famoso frizz, pontas duplas e fios ressecados.

Quando as cutículas estão alinhadas, significa que estão seladas, fechadas, portanto, sem frizz. Por outro lado, cutículas desalinhadas ou abertas são sinônimo de fiozinhos arrepiados. 

Mas o que isso tem a ver com a queratina? A resposta é: tudo.

 

A função principal da queratina no cabelo é força. Ela ajuda a estruturar a fibra capilar, preenchendo a estrutura, diminuindo a quebra e deixando os cabelos com volume e brilhantes. Quando o cabelo está saudável e sem danos que comprometem a queratina da fibra, até os tratamentos, como as colorações possuem durabilidade maior. Então, se você ouvir por aí que a queratina faz bem para cabelos processados, danificados, ou coloridos, pode acreditar. Essa é uma frase verdadeira.

Mas não para por aí. Outro detalhe importante a ser considerado é que existem diferentes tipos de queratinas. Confira!

 

3 tipos de queratina que você precisa conhecer

Quando falamos em tipos de queratina, na verdade, nos referimos a uma mesma substância que pode ser encontrada em diferentes estados e formatos. Cada tipo de queratina desempenha um papel específico nos cuidados com o cabelo. Olha só!

 

Queratina líquida: é um tipo de queratina mais concentrada. Geralmente usada em pequenas porções para potencializar a ação de produtos.

Queratina hidrolisada: é chamada hidrolisada a substância que é compatível/solúvel em água. Por isso, esse tipo de queratina não pesa e penetra nos fios com mais facilidade.

Queratina oxidada: entre os tipos de queratinas, é a menor em nível molecular. Por esse motivo, consegue atingir até o centro do córtex capilar. 

 

Há, ainda, outros tipos de queratina, como a queratina vegetal, constituída por proteínas de arroz, milho, trigo, soja e algas, e a queratina animal, presente na lã do carneiro, nas penas das aves, chifres e cascos dos bois.

 

Agora que você já conhece os principais tipos, chegou a hora de entender quais são os maiores benefícios da queratina no cabelo. 

 

Benefícios da queratina para diferentes tipos de cabelo

Queratina no cabelo cacheado: a queratina garante que os fios cacheados, naturalmente mais finos, estejam fortes, saudáveis e menos suscetíveis à quebra e danos externos.

Queratina no cabelo liso: além de fortalecer o cabelo liso, a queratina ajuda a combater os danos da fibra capilar, resultando em cabelos mais alinhados e com menos frizz. 

Queratina no cabelo quimicamente tratado: a queratina é indispensável no cronograma capilar de quem fez coloração ou descoloração. Como vimos anteriormente, essa substância ajuda a repor a massa capilar e evita a quebra de cabelos quimicamente tratados.

 

Produtos com queratina para o cabelo? Keratin Smooth!

Pensando em quem tem cabelos finos e suscetíveis à quebra, nós desenvolvemos um tratamento reconstrutor completo, a linha Keratin Smooth. Não por acaso, o principal ingrediente ativo desta linha é a queratina - ou melhor, as queratinas. 

Os produtos Keratin Smooth são formulados com três tipos de queratina: hidrolisada,  líquida e oxidada. Graças a essas substâncias, a reconstrução dos fios fragilizados ou danificados é real. As queratinas agem profundamente na fibra capilar, recuperando a força do cabelo que passou por muitos processos químicos.

Com o tempo, as queratinas ajudam, ainda, a dar estrutura para o cabelo na medida em que repõem a queratina natural perdida. São seis produtos: shampoo, condicionador, máscara, sérum, protetor térmico e condicionador sem enxágue.

 

CLIQUE AQUI e garanta agora mesmo um tratamento completo rico em queratinas para reconstruir e fortalecer o seu cabelo. Até mais!

Sugestões? Entre em contato.

Obrigado! Em breve responderemos seu contato. Problema ao enviar, tente novamente.
Keune Haircosmetics - Produtos Para Cabelos usa cookies para personalizar a comunicação e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.