Umectação capilar: tudo o que você precisa saber sobre o assunto do momento

Nosso Educador Pedro Henrique Guimarães esclarece as dúvidas mais comuns sobre o tema, confira!
27 April, 2023
Umectação capilar: tudo o que você precisa saber sobre o assunto do momento

A umectação capilar tem aparecido como um assunto de destaque no universo de hair care e, para explicar como ela funciona, para quem é indicada e como fazer, convocamos nosso Educador Internacional, Pedro Henrique Guimarães, para dar as principais dicas para uma umectação eficaz.

De uma maneira simples, umectação é a aplicação de óleo nos fios visando nutrir e fortalecer a fibra capilar, deixando assim o cabelo muito mais saudável.

Todo óleo é igual?

Nós costumamos pensar nos óleos (sejam de plantas, sementes, animal ou até de origem metálica) como um único ativo, afinal vemos uma forma, um único aspecto visível. Mas se olharmos mais de perto, em escala aumentada, o óleo é considerado uma "substância" exatamente por conter um blend de ativos e podem conter água na composição também.  Cada óleo terá uma viscosidade específica e tipos de minerais, vitaminas e ácidos graxos diferentes também. E é por isso que avaliar quais óleos formam a composição de um produto é importante, porque cada um vai ter uma função e uma indicação no haircare, que depende muito das necessidades dos fios.

Quais os benefícios da umectação?

Por serem substancias ricas em minerais, vitaminas e ácidos graxos, os óleos nutrem a fibra capilar, fortalecendo a estrutura interna e externa.

Eles ajudam a melhorar a coesão cuticular, ou seja, age na união entre as cutículas, garantindo uma proteção maior do córtex capilar, conferindo maciez para o cabelo e aumentando a reflexão da luz na superfície já que ele alinha as cutículas.

O cabelo saudável é naturalmente hidrofóbico (não absorve água na estrutura interna). Essa característica acontece pela ação combinada da cutícula com a gordura presente entre uma célula cuticular e outra que chamamos de CMC, composta basicamente por esqualano, ceramidas e 18-MEA.

Químicas como colorações, clareamentos capilares e até mesmo a ação de ferramentas térmicas, podem danificar ou comprometer essa "proteção" natural, fazendo com que o cabelo perca a propriedade hidrofóbica dele e, com isso, os fios passam a absorver mais água no seu interior.

Um cabelo que absorve mais água fica mais frágil, propenso à quebra quando penteado, seca com mais dificuldade e, em lugares com umidade, tende a absorver a umidade do ambiente, resultando em um aspecto "inchado", áspero ao toque e com fios arrepiados.

Então, fazer a umectação, seja antes de lavar ou quando eles já estão finalizados, cria uma camada de proteção na fibra, deixa os fios mais fortes e maleáveis e com muito brilho. 

Como identificar um cabelo que precisa de umectação?

A indicação é para cabelos que estão ásperos, ressecados e sem brilho. Pessoas que utilizam ferramentas térmicas com muita frequência ou que passaram por processos químicos recentes também podem se beneficiar da umectação.

E quais são as indicações para fazer umectação em casa?

Para fazer umectação, a indicação é para sempre ser feita com óleos capilares, como o Satin Oil Treatment, que é um óleo extremamente leve a base de óleo de monoi, maracujá e baobá. Ele repara o cabelo de dentro para fora e age contra as agressões da radiação UV. Ideal para cabelos de espessura média e finos. Outra ótima opção é o So Pure Moroccan Argan Oil, rico em vitaminas A e E que repara a fibra, deixando os fios protegidos, macios e com muito brilho.

Se quiser fazer uma umectação intensa, nos cabelos secos, aplique uma quantidade maior de óleo capilar e distribua com a ajuda de um pente ou escova. 

Deixe o produto agir por pelo menos duas horas e então lave e condicione o cabelo como de costume.

Você pode também fazer uma umectação light com uma frequência maior. Basta aplicar o seu óleo capilar preferido sempre depois que lavar no comprimento e pontas, assim, o cabelo estará recebendo nutrição constante e ainda fica protegido das agressões externas.

Para cabelos muito ressecados e porosos, indicamos a umectação 1 vez por semana, além de sempre utilizar um sérum o óleo para finalizar o cabelo depois de lava-lo.

 

Dica extra:

Para a umectação noturna, aposte no So Pure Overnight Repair, um sérum à base de óleo de argan que proporciona reparação, hidratação e nutrição aos fios enquanto você dorme. O resultado pela manhã são fios bem alinhados, com maciez e brilho.

 

Sugestões? Entre em contato.

Obrigado! Em breve responderemos seu contato. Problema ao enviar, tente novamente.
Keune Haircosmetics - Produtos Para Cabelos usa cookies para personalizar a comunicação e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.