5 dicas para evitar o frizz
Controlar o frizz é um dos grandes desafios de muitas mulheres no dia a dia. Se você também se incomoda com os fios arrepiados, esse post é para você!
Primeiro, por que temos frizz? Nosso Educador Internacional, Pedro Henrique Guimarães, explica:
Um dos motivos pode ser a umidade no ambiente. Seja em excesso ou em falta. Quando o cabelo está poroso e ressecado, ele precisa absorver água e tenta buscá-la pela atmosfera, por isso os fios ficam arrepiados. Além disso, quando o cabelo está danificado pelo uso excessivo de químicas, a cutícula fica comprometida. O resultado é um cabelo opaco, sem brilho e com o toque áspero, fatores que também causam a sensação de frizz.
O que fazer para driblar o frizz?
- Evite água muito quente ao lavar os cabelos.
A água quente remove a oleosidade natural do couro cabeludo e dos fios, deixando os dois desprotegidos. O couro cabeludo torna-se ressecado e acaba descamando, facilitando a entrada de microorganismos oportunistas, podendo agravar casos de caspa, dermatites e irritações.
Os fios, sem proteção natural, ficam mais sujeitos às agressões externas.
- Não “esfregue” o shampoo no comprimento e pontas.
Quando o cabelo está úmido, ele está mais frágil, sujeito a rupturas e quebras.
Por isso, o shampoo deve sempre ser aplicado no couro cabeludo e massageado em movimentos circulares, e preferencialmente duas vezes.
No segundo lavado, aplique o shampoo no couro cabeludo e massageie até formar espuma. E é a espuma que deve ser conduzida para o comprimento e pontas de maneira gentil e suave, evitando criar atrito.
Ao esfregar o cabelo, geramos atrito de um fio contra o outro, podendo deixa-lo mais embaraçado e com cutículas abertas.
Se o frizz te incomoda, a dica é para apostar nos produtos da linha Keratin Smooth, que conta com uma fórmula especial para evitar os temidos fiozinhos arrepiados.
- Use toalhas de microfibra.
Toalhas de microfibra absorvem a água de modo mais rápido, sem que você precise esfregar o cabelo no tecido ou apertar a fibra. O resultado é menos abertura cuticular, menos frizz e menos quebra por atrito e tração.
- Sempre utilize leave-in após lavar o cabelo
Nos passos anteriores, protegemos a estrutura capilar, evitamos um desgaste desnecessário da fibra capilar.
Agora é hora de protegermos o cabelo, como nós que em um dia frio colocamos um agasalho e hidratamos mais a pele para criar uma barreira. Além de ajudar a desembaraçar os fios, os leave-ins possuem ativos que controlam o arrepiado e criam uma barreira em volta do cabelo para que ele fique protegido. Um leave-in muito indicado para diminuir o frizz é o Keratin Smooth 2-Phase Leave-in. O Silsoft, ingrediente presente na fórmula do produto, ajuda a regular o equilíbrio da umidade e a controlar o arrepiado indesejado, além de facilitar o desembaraçar.
- Aplique um sérum reparador no comprimento e pontas, principalmente se tiver química!
Cabelos sensíveis precisam de proteção e tratamento extra para permanecerem saudáveis. Um sérum muito indicado para quem passou por processos químicos como alisamentos é o Keratin Smooth Serum, que repõe a queratina perdida, reestruturando o fio e alinhando as cutículas, permitindo a redução do frizz e da quebra. Isso porque o produto conta com queratinas (líquida, hidrolisada e oxidada), que restauram e protegem a estrutura do fio, e óleo de argan, que é rico em substâncias hidratantes e vitaminas A e E, que recuperam os fios danificados, oferecem hidratação, além de proporcionar brilho e maciez. Esse sérum funciona, ainda, como protetor térmico, pois sela as cutículas.
Pronto! Agora você já sabe como diminuir o frizz e conquistar um cabelo alinhado.